

Os dias frios seguido do início do inverno fazem os cuidados contra o mosquito diminuir. Isso ocorre porque o Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, circula menos durante períodos mais frios, mas se os criadouros não forem eliminados, os ovos depositados podem permanecer intactos por meses e, quando a estação quente recomeçar, eles vão eclodir, dando origem a um novo ciclo do mosquito. ????
Preparamos algumas dicas para a proteção contra o mosquito.
⠀
1-Não deixe água parada. A água da chuva pode se acumular em garrafas, pneus, ou qualquer outro reservatório. Após os períodos de chuva, verifique se não ficou água acumulada em algum local.
⠀
2- Remova folhas e galhos das calhas. Impedem que água escoe e então, se acumula. Verifique semanalmente o estado de calhas, canos e ralos.
⠀
3- Ponha areia nos vasos das plantas. Em vez de usar água para as plantas, use areia ou pó de café nos pires dos vasos e, então, coloque água. A água contida é suficiente para manter as plantas vivas.
⠀
4- Preste atenção ao lixo. Muitas pessoas pensam que os lixos, por acumularem água suja, não apresentam perigo à dengue. Mas a verdade é que se há água acumulada, há a possibilidade de reprodução do mosquito.
⠀
5- Cuidado com a caixa d’água. A caixa d’água é um excelente reservatório para os ovos da dengue. Mantenha-a sempre fechada e a limpe frequentemente com produtos especializados para a limpeza de caixas.
Com os cuidados necessários evitaremos a propagação do mosquito. .