

O sol já chegou e atrás dele vem o desespero para entrar em forma, queimar as “gordurinhas” indesejadas, ficar de bem com o espelho e o biquíni. A grande maioria acaba abraçando uma ou mais dietas milagrosas do momento, que acabam por contribuir com o efeito sanfona e não trazem nenhum benefício para a saúde.
Segundo Natália Eudes (CRN 4ªReg. 05100959), “a mudança de hábitos alimentares quando feita de modo planejado e com determinação realmente traz resultados ‘rápidos’. Claro que é importante adotar um estilo de vida saudável ao longo do ano. Cada indivíduo tem necessidades nutricionais específicas e a dieta ideal deve ser orientada por um nutricionista”.
Para quem deseja se reeducar e investir em uma boa alimentação, reduzindo gordura, sal e açúcar, a nutricionista indica temperos, que além de aguçarem o sabor, são benéficos para o corpo. “Ervas desidratadas são opções práticas demais! Recomendo chimichurri (sem sódio) como tempero para deixar o prato colorido e saboroso. Ervas frescas são sempre uma preferência por preservar os compostos bioativos e trazer todo o sabor amplo característico da planta. O orégano seco, manjericão e louro podem ser usados em diversas preparações, como aves, peixes e legumes. O orégano, inclusive, tem propriedades contra candidíase (ação antifúngica) e relaxante (melhora o sono) ”, sugere.
Natália Eudes lembra também que a família da cúrcuma vem ganhando fama em função dos seus compostos bioativos: substâncias com ação anti-inflamatórias, antioxidantes e imunomoduladoras. A cúrcuma, acrescenta, pode ser usada no tratamento agudo da chikungunya, aliviando as dores articulares e no processo de recuperação osteoarticular de corredores e demais praticantes de atividades físicas.
E quando o assunto é doce, as opções também não são poucas. Noz moscada, fava de baunilha, canela e cravo-da-índia são algumas delas e podem ser usadas para enriquecer o sabor de preparações sem, necessariamente, encharcar de açúcar. Já para as bebidas, a nutricionista indica o gengibre e o capim limão, que podem ser combinados a sucos da fruta para realçar o sabor e agregar propriedades funcionais. “Gengibre tem ação de proteção gástrica, reduz náuseas (grávidas e pessoas em tratamento de quimioterapia podem se beneficiar) e tem ação termogênica (ajuda a acelerar o metabolismo)”, explica.